segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeitura de Itainópolis inaugura ampliação e reforma de mais um Posto de Saúde


Em continuidade ao trabalho de otimização dos serviços de saúde oferecidos para a população a Prefeitura de Itainópolis inaugurou mais uma obra de ampliação e de reforma de Postos de Saúde na zona rural do munícipio. Depois dos povoados Riachão e Várzea Grande o benefício dessa vez chegou a localidade Maxixe. A inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Trabalhando com União reuniu uma multidão.
Moradores de várias partes do município prestigiaram a solenidade realizada na noite deste último sábado (02). Antes da entrega da obra uma missa campal foi celebrada em frente ao Posto de Saúde. A cerimônia ecumênica foi celebrada pelo pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Francisco Feitosa.
Em seguida teve início a solenidade de inauguração com a leitura, por parte de um sobrinho, da biografia do ex-líder comunitário, ‘José de Anchieta Filho’, que dá nome a Unidade Básica. Na ocasião o jovem também agradeceu ao prefeito, Paulo Lopes (PDT), a homenagem in memoria ao seu tio. Na sequência o líder comunitário e poeta popular Domingos destacou, em prosa e verso, a importância da obra.
Além da população em geral e do prefeito Paulo Lopes várias autoridades políticas prestigiaram a inauguração. Entre essas estavam o deputado Estadual, Francis Lopes (PRP), o presidente da Câmara Municipal, Manassés Rodrigues (PTB), os vereadores João Batista (PT), Elvis Aguiar (PSB), Valderson Dantas (PMDB), Dona Remédios (PSB), Kiko (PSB), Sandegy (PRTB) e líderes políticos da Região. Também compareceram o secretário municipal de Saúde, Matias, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosa Alice e representantes de várias pastas municipais.
Para Paulo Lopes, essa ampliação permitirá que sejam aumentadas significativamente a diversidade e qualidade dos serviços oferecidos pela equipe do Programa Saúde da Família do Posto de Saúde da localidade Maxixe. O prefeito destacou que na Unidade Básica de Saúde vão ser ofertados serviços inerentes a atenção básica como consultas, atendimento odontológico, serviços de enfermagem, vacinação e outros. O Chefe do Poder Executivo salientou ainda que a reforma trará comunidade a população de cerca de 20 povoados.
“A conclusão dessa obra está dentro de um Projeto nosso que é exatamente trazer Mais Saúde para todos. E aqui é uma prova viva de que nós estamos trazendo a saúde para mais perto das pessoas descentralizando. Ao invés das pessoas saírem das suas comunidades para cidade e lá ficar no desconforto nós estamos trazendo médico para mais perto e com isso podendo melhorar esses serviços”, colocou o prefeito.
Autor do Projeto que pediu a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, o vereador João Batista disse que a obra realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis (SMSI) em parceria com o Ministério da Saúde beneficiará cerca de 250 famílias. Na análise do parlamentar essa obra é de grande importância. “Consideramos um mini hospital que vai trazer muita resolutividade para essa Região”, acrescentou o parlamentar petistas.
Somente nas ampliações e reformas das três Unidades de Saúde do Maxixe, Riachão e Várzea Grande a Prefeitura de Itainópolis já investiu R$ 385 mil reais. E os avanços não param por aí. Mais dois Postos estão sendo construídos. A construção dessas unidades acontece na sede do município e na Vila Barbosa.
“O que mostra que a gente está prevenindo as doenças. São essas ações que demonstram que o Projeto Mais Saúde está sendo descentralizado com o objetivo de democratizar, com os profissionais prestando um serviço de forma justa e igual para todos. Fico muito feliz com a realização desse empreendimento”, concluiu Paulo Lopes.

 FONTE.http://www.diaadiapicos.com.br/capa.php?page=shmt&ma_id=4344









sexta-feira, 1 de maio de 2015

Paraguaio cria programa que acessa web por chat do Facebook

Facebook Tunnel ainda está em desenvolvimento e precisa de melhorias.
Autor critica modelo de acesso restrito em projetos como o Internet.org.

Acessar qualquer site da web usando o chat do Facebook. Esse é o objetivo do Facebook Tunnel, um software ainda em desenvolvimento criado pelo programador paraguaio Matías Insaurralde.
Com o Tunnel, internautas poderiam acessar qualquer site a partir de uma conexão limitada, ou seja, em que apenas o Facebook está liberado. O programa nasceu no final de 2013 e recentemente ganhou notoriedade depois de ser publicado no site Hackernews.
O Facebook Tunnel só funciona em sistemas baseados em Linux – ele usa um mecanismo próprio desse sistema – e exige que a pessoa com acesso restrito tenha alguém com liberdade de conexão.
Esse amigo então ativa o programa em modo "servidor", enquanto quem precisa do acesso usa o "modo cliente".
Quando o primeiro usuário restrito tentar acessar um site, o Facebook Tunnel codifica isso em uma mensagem enviada pelo chat. O amigo recebe a mensagem, envia os dados codificados para a internet "de verdade" e depois encaminha a resposta de volta pelo chat. Com isso, o acesso à internet fica completo, com o amigo e o chat servindo de "ponte".
Restrições
No entanto, o Facebook Tunnel ainda precisa ser ajustado para funcionar por conta de mudanças no processo de login do Facebook. Insaurralde acredita que esses ajustes serão possíveis, visto que o programa tem atraído atenção de programadores interessados em colaborar com o projeto.
O software também precisa implementar outras melhorias, como a inclusão de suporte a mais plataformas, como Mac e Android.
O programa necessita ainda de um mecanismo de segurança. Por enquanto, o amigo que fica de "ponte" no acesso poderá interceptar todos os dados da outra pessoa que não forem de acessos a sites seguros (com o "cadeado" no navegador).
Outra questão é o tráfego de dados. Se ele for muito alto, o Facebook pode aplicar limitadores que dificultam ou impedem o uso do aplicativo.
G1 questionou o Facebook se o uso desse aplicativo viola os termos de serviço da rede social e se os usuários que podem ser punidos por usarem o aplicativo. Até a publicação desta reportagem, a rede social não se pronunciou sobre o assunto.
Motivação
Insaurralde é um crítico de projetos como o Internet.org, do Facebook, que patrocina internet grátis em diversos locais ao redor do mundo, mas restringe os acessos e permite que apenas certos sites possam ser abertos.
O programador diz acreditar que esse tipo de iniciativa viola o princípio da neutralidade da rede e que é preciso ter acesso irrestrito à internet. "Eu sou um autodidata. Quando comecei a programar computadores, dez anos atrás, o acesso irrestrito à internet foi o mais importante. O que eu podia achar em livros impressos era muito limitado", conta.
O argumento de Insaurralde é o mesmo das entidades brasileiras que criticam um acordo firmado entre a presidente Dilma Rousseff e o Facebook, no início de abril, com o objetivo de ampliar a inclusão digital. A parceria deve ser anunciada formalmente só em junho, mas organizações temem que esse acesso gratuito à rede não seja pleno e que a maioria dos sites fique inacessível.
Segundo o programador, a OFERTA de internet grátis no Paraguai existia por um acordo de uma operadora local com o Facebook. Esse acesso está migrando para um plano pago, mas que ainda é mais barato no caso de certos serviços, como Facebook e WhatsApp. Com o Facebook Tunnel, seria possível usar esse acesso mais barato para entrar em qualquer site.