sábado, 17 de outubro de 2015

A U.E JOÃO ANTÔNIO DA VERA REALIZOU O PRIMEIRO AULÃO DE REDAÇÃO DE VERA MENDES.
Foi realizado nesta sexta feira dia 16 de outubro de 2015, o primeiro aulão de redação em Vera Mendes com aProfessora Vanessa Rodrigues do Colégio Antares de Picos e participação da Professora Mirian Luz de Química.
 Esse aulão foi uma parceria do colégio Antares que forneceu os professores gratuitamente.  Na aula participou os alunos do ensino médio, do 9º ANO do ginásio municipal, estudantes da cidade Itainópolis, como também outras pessoas da cidade de Vera Mendes.
O diretor Joãozinho fez uma homenagem aos estudantes aos alunos da escola que recentemente foram a provados no ENEM.
WELITON –HISTÓRIA  NA UFPI
DANIELA –HISTÓRIA NA UESPI
VANDERLEY-BIOLOGIA –UESPI
CEIÇA- QUIMÍMICA NO IFPI.






segunda-feira, 14 de setembro de 2015

PARTICIPAÇÃO DO DIRETOR (Joãozinho)DA UNIDADE ESCOLAR JOÃO ANTÔNIO DA VERA
NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTORES ESCOLARES.

O  seminário foi realizado no Mercure Hotel em São Paulo dias 02 e 03 de setembro de 2015 com uma delegação de 11 gestores do Piauí e com apresença  de várias autoridades brasileiras,internacionais entre eles o ministro da educação Pedro Marlan  e vários especialistas da educação do Brasil.
O objetivo do seminário era buscar melhorias para a educação do Brasil e ouvir dos profissionais da educação de outros países que são referência na educação.















sexta-feira, 31 de julho de 2015

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DE ARTE DA ARTISTA OLYVIA MARQUES DA CIDADE DE ITAUEIRA-PI
O blog do Jafé Vera parabeniza pelo trabalho e deseja muito sucesso na sua carreira. 






segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeitura de Itainópolis inaugura ampliação e reforma de mais um Posto de Saúde


Em continuidade ao trabalho de otimização dos serviços de saúde oferecidos para a população a Prefeitura de Itainópolis inaugurou mais uma obra de ampliação e de reforma de Postos de Saúde na zona rural do munícipio. Depois dos povoados Riachão e Várzea Grande o benefício dessa vez chegou a localidade Maxixe. A inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Trabalhando com União reuniu uma multidão.
Moradores de várias partes do município prestigiaram a solenidade realizada na noite deste último sábado (02). Antes da entrega da obra uma missa campal foi celebrada em frente ao Posto de Saúde. A cerimônia ecumênica foi celebrada pelo pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Francisco Feitosa.
Em seguida teve início a solenidade de inauguração com a leitura, por parte de um sobrinho, da biografia do ex-líder comunitário, ‘José de Anchieta Filho’, que dá nome a Unidade Básica. Na ocasião o jovem também agradeceu ao prefeito, Paulo Lopes (PDT), a homenagem in memoria ao seu tio. Na sequência o líder comunitário e poeta popular Domingos destacou, em prosa e verso, a importância da obra.
Além da população em geral e do prefeito Paulo Lopes várias autoridades políticas prestigiaram a inauguração. Entre essas estavam o deputado Estadual, Francis Lopes (PRP), o presidente da Câmara Municipal, Manassés Rodrigues (PTB), os vereadores João Batista (PT), Elvis Aguiar (PSB), Valderson Dantas (PMDB), Dona Remédios (PSB), Kiko (PSB), Sandegy (PRTB) e líderes políticos da Região. Também compareceram o secretário municipal de Saúde, Matias, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosa Alice e representantes de várias pastas municipais.
Para Paulo Lopes, essa ampliação permitirá que sejam aumentadas significativamente a diversidade e qualidade dos serviços oferecidos pela equipe do Programa Saúde da Família do Posto de Saúde da localidade Maxixe. O prefeito destacou que na Unidade Básica de Saúde vão ser ofertados serviços inerentes a atenção básica como consultas, atendimento odontológico, serviços de enfermagem, vacinação e outros. O Chefe do Poder Executivo salientou ainda que a reforma trará comunidade a população de cerca de 20 povoados.
“A conclusão dessa obra está dentro de um Projeto nosso que é exatamente trazer Mais Saúde para todos. E aqui é uma prova viva de que nós estamos trazendo a saúde para mais perto das pessoas descentralizando. Ao invés das pessoas saírem das suas comunidades para cidade e lá ficar no desconforto nós estamos trazendo médico para mais perto e com isso podendo melhorar esses serviços”, colocou o prefeito.
Autor do Projeto que pediu a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, o vereador João Batista disse que a obra realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis (SMSI) em parceria com o Ministério da Saúde beneficiará cerca de 250 famílias. Na análise do parlamentar essa obra é de grande importância. “Consideramos um mini hospital que vai trazer muita resolutividade para essa Região”, acrescentou o parlamentar petistas.
Somente nas ampliações e reformas das três Unidades de Saúde do Maxixe, Riachão e Várzea Grande a Prefeitura de Itainópolis já investiu R$ 385 mil reais. E os avanços não param por aí. Mais dois Postos estão sendo construídos. A construção dessas unidades acontece na sede do município e na Vila Barbosa.
“O que mostra que a gente está prevenindo as doenças. São essas ações que demonstram que o Projeto Mais Saúde está sendo descentralizado com o objetivo de democratizar, com os profissionais prestando um serviço de forma justa e igual para todos. Fico muito feliz com a realização desse empreendimento”, concluiu Paulo Lopes.

 FONTE.http://www.diaadiapicos.com.br/capa.php?page=shmt&ma_id=4344









sexta-feira, 1 de maio de 2015

Paraguaio cria programa que acessa web por chat do Facebook

Facebook Tunnel ainda está em desenvolvimento e precisa de melhorias.
Autor critica modelo de acesso restrito em projetos como o Internet.org.

Acessar qualquer site da web usando o chat do Facebook. Esse é o objetivo do Facebook Tunnel, um software ainda em desenvolvimento criado pelo programador paraguaio Matías Insaurralde.
Com o Tunnel, internautas poderiam acessar qualquer site a partir de uma conexão limitada, ou seja, em que apenas o Facebook está liberado. O programa nasceu no final de 2013 e recentemente ganhou notoriedade depois de ser publicado no site Hackernews.
O Facebook Tunnel só funciona em sistemas baseados em Linux – ele usa um mecanismo próprio desse sistema – e exige que a pessoa com acesso restrito tenha alguém com liberdade de conexão.
Esse amigo então ativa o programa em modo "servidor", enquanto quem precisa do acesso usa o "modo cliente".
Quando o primeiro usuário restrito tentar acessar um site, o Facebook Tunnel codifica isso em uma mensagem enviada pelo chat. O amigo recebe a mensagem, envia os dados codificados para a internet "de verdade" e depois encaminha a resposta de volta pelo chat. Com isso, o acesso à internet fica completo, com o amigo e o chat servindo de "ponte".
Restrições
No entanto, o Facebook Tunnel ainda precisa ser ajustado para funcionar por conta de mudanças no processo de login do Facebook. Insaurralde acredita que esses ajustes serão possíveis, visto que o programa tem atraído atenção de programadores interessados em colaborar com o projeto.
O software também precisa implementar outras melhorias, como a inclusão de suporte a mais plataformas, como Mac e Android.
O programa necessita ainda de um mecanismo de segurança. Por enquanto, o amigo que fica de "ponte" no acesso poderá interceptar todos os dados da outra pessoa que não forem de acessos a sites seguros (com o "cadeado" no navegador).
Outra questão é o tráfego de dados. Se ele for muito alto, o Facebook pode aplicar limitadores que dificultam ou impedem o uso do aplicativo.
G1 questionou o Facebook se o uso desse aplicativo viola os termos de serviço da rede social e se os usuários que podem ser punidos por usarem o aplicativo. Até a publicação desta reportagem, a rede social não se pronunciou sobre o assunto.
Motivação
Insaurralde é um crítico de projetos como o Internet.org, do Facebook, que patrocina internet grátis em diversos locais ao redor do mundo, mas restringe os acessos e permite que apenas certos sites possam ser abertos.
O programador diz acreditar que esse tipo de iniciativa viola o princípio da neutralidade da rede e que é preciso ter acesso irrestrito à internet. "Eu sou um autodidata. Quando comecei a programar computadores, dez anos atrás, o acesso irrestrito à internet foi o mais importante. O que eu podia achar em livros impressos era muito limitado", conta.
O argumento de Insaurralde é o mesmo das entidades brasileiras que criticam um acordo firmado entre a presidente Dilma Rousseff e o Facebook, no início de abril, com o objetivo de ampliar a inclusão digital. A parceria deve ser anunciada formalmente só em junho, mas organizações temem que esse acesso gratuito à rede não seja pleno e que a maioria dos sites fique inacessível.
Segundo o programador, a OFERTA de internet grátis no Paraguai existia por um acordo de uma operadora local com o Facebook. Esse acesso está migrando para um plano pago, mas que ainda é mais barato no caso de certos serviços, como Facebook e WhatsApp. Com o Facebook Tunnel, seria possível usar esse acesso mais barato para entrar em qualquer site.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Escola atende moradores de rua e alimenta sonhos de mudança pela educação.

O sonho dos estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque, localizada no Parque da Cidade, no Distrito Federal, é o mesmo: sair das ruas. O colégio, que existe há mais de 20 anos, atende cem alunos que não têm onde morar. Além do aprendizado, jovens e adultos encontram no local carinho, paciência e motivação. A grade curricular é a mesma de outras instituições de ensino. A diferença, segundo a diretora Amelinha Araripe, é que o ritmo de aprendizado de cada um é respeitado.
Entre os alunos que já passaram pela escola está Meire Romão, 56. "Meu grande desejo é ser veterinária", conta. Ela já concluiu o ensino fundamental na Meninos e Meninas, mas vai diariamente até o local para ajudar na limpeza. Segundo Meire, apenas a educação pode mudar a vida de uma pessoa.
"O dia mais feliz da minha vida foi quando vesti uma beca e segurei o diploma. Eu não tinha planos para o futuro, mas, hoje já estou entregando currículos. Quero juntar meu dinheiro, sair da rua e fazer um curso". Atualmente, Meire dorme todos os dias em frente ao Hospital Regional de Brasília.
O colégio, que é público, tem aulas de informática e oficinas de artes, ciência e corpo humano. Na escola, os alunos também tomam banho, lancham e almoçam. Uniformes e kits higiene são disponibilizados.
"Eles [os alunos] se encontram em uma situação de vulnerabilidade muito grande. Entretanto, todos respeitam muito o colégio e os professores. Sabem que encontraram aqui uma família", diz a diretora.

Transformação

O estudante José Liberato, 64, é morador de rua há 50 anos. Ele já foi preso por assalto a mão armada e também tráfico de drogas. Encontrou na escola uma chance de seguir em frente e construir uma nova história. "Já aprendi a escrever meu nome e ler algumas palavras. Também comprei uma bicicleta para vender salgadinhos e doces. Com o dinheiro, pretendo alugar um quarto e sair da rua".
No local, dez professores atendem alunos que têm a partir de nove anos. Eles são divididos em turmas de ensino fundamental regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Também existem aulas de reforço para os alunos que precisam.
Após a conclusão do ensino fundamental, os estudantes são encaminhados para outros colégios de ensino médio. Porém, o vínculo com a escola Meninos e Meninas não é desfeito.
"Só há transformação quando existe educação. Nosso estudante chega aqui como um diamante bruto. Com bastante carinho, ele fica mais afetivo, educado e estudioso", diz Amelinha.

Inspiração para outros estudantes

Fabrício dos Reis, 25 anos, morava na rua desde criança com a mãe. Ele conta que se envolveu com drogas e não tinha nenhuma perspectiva de vida. Porém, a vida começou a mudar quando foi abordado por uma equipe de orientadores sociais.
"Comecei a estudar aqui e percebi que a droga não tinha futuro. Perdi muitos amigos que moravam na rua comigo, alguns assassinados, outros presos. Hoje, sou uma inspiração para outros alunos".
Fabrício trabalha no projeto Cidade Acolhedora – Serviço Especializado de Abordagem Social, ganha R$800 e mora de aluguel. Hoje, o jovem sonha em cursar serviço social na UnB (Universidade de Brasília).

Infraestrutura

O colégio Meninos e Meninas é de responsabilidade da Secretaria de Educação do DF e possui alguns problemas de infraestrutura. O local só tem um banheiro, não tem internet e faltam espaços apropriados para as atividades.
Sobre os problemas, a pasta informou que encaminhará o mais rápido possível um técnico da Subsecretaria de Modernização e Tecnologia para instalar uma linha de internet.  A secretaria disse ainda que está finalizando um plano de obras para o atendimento de todas as escolas que necessitam de intervenções mais amplas.
Fonte:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/04/08/escola-atende-moradores-de-rua-e-alimenta-sonhos-de-mudancas-pela-educacao.htm

 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/brasil/2015/03/31/320481/comissao-aprova-reducao-da-maioridade-penal-para-16-anos ou as ferramentas oferecidas na página.http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/brasil/2015/03/31/320481/comissao-aprova-reducao-da-maioridade-penal-para-16-anos

Redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é aprovada na Câmara

ou as ferramentas oferecidas na página.


20150331141515470456i
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), também destacou a inconstitucionalidade da medida. O partido estuda enviar um mandado se segurança ao Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de evitar a tramitação da PEC. Ele lembrou ainda que o Estado da Criança e do Adolescente (ECA) prevê sanções a menores infratores. “É possível que um adulto fique menos tempo preso por um homicídio do que um adolescente que cometa o mesmo crime”, afirmou.
Por outro lado, o deputado Evandro Gussi (PV/SP) afirmou que não é unanimidade entre juristas o entendimento da inconstitucionalidade. “Não há essa leitura apenas. Vamos afastar essa ideia de que essa é uma cláusula pétrea” disse. O deputado Giovani Cherini (PDT/RS) ressaltou que é preciso diminuir a certeza da impunidade de adolescentes de 16 anos que cometem crimes.
Protestos
A fim de evitar tumultos como os da semana passada, a entrada de ativistas a favor e contrários à proposta foi limitada a 15 pessoas de cada grupo. Aqueles pró-redução seguram cartazes com frases como “O Brasil pede a redução da maioridade penal”. Já manifestantes contra a redução exibiram faixas com os dizeres “mais escolas e menos cadeias ” e “crianças e adolescentes são pessoas em desenvolvimento e necessitam de uma proteção especializada, diferenciada e integral”. Eles gritaram “não à redução” e “fascistas, não passarão” no fim da sessão.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou um comunicado contrário à medida, por considerar que ela viola direitos e garantias individuais. Outras entidades, como o Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda), o Conselho Federal de Psicologia e Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) também se opõem à medida. Eles argumentam que ela será ineficaz na redução da violência no país, além de ir na contramão das recomendações internacionais.
O que muda
A Proposta de Emenda à Constituição 171 de 1993 altera a redação do artigo 228 da Constituição Federal, reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos. Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a partir dos 12 anos, os jovens estão sujeitos a sanções por cometerem crimes, sendo três anos o tempo máximo de internação. As medidas socioeducativas tem caráter predominantemente educativo e não punitivo. Elas incluem prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.
Fonte: Correio Brasiliense


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

529 mil alunos ficaram com nota zero na redação do Enem 2014, diz MEC

Índice representa 8,5% dos candidatos participantes.
Nota de cada um dos 6,1 milhões de estudantes saiu nesta terça.

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação – a máxima possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem foram divulgadas na noite desta terça, segundo o ministério. O candidato pode acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Basta inserir o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Conheça três razões para ver menos TV e melhorar sua saúde





Passar muito tempo sentado diante da TV parece divertido, mas é ruim para a sua saúde. Além dos riscos à circulação, dores nas costas e degeneração muscular, você também é ameaçado pelo hábito de comer enquanto se distrai. Assim como tudo na vida, TV não é ruim em si. É uma questão de medida. Veja abaixo três pontos em que a telinha faz mal para a sua vida:Ao se alimentar enquanto faz outras atividades, você não consegue controlar quando come. Como resultado, a tendência é que se coma demais sem perceber. É como se seu corpo passasse a funcionar no piloto automático, só que totalmente desregulado – e o pior, ainda existe a chance de ir pegar mais um copo de refrigerante com alto teor de açúcar na hora do intervalo comercial.

Descontrole de tempo

Apesar de muitos jovens sempre usarem a “falta tempo” como desculpa para deixar de lado a prática de esporte, o argumento cai por terra quando se descobre que brasileiro passa em média 3 horas e 29 minutos por dia assistindo TV, segundo os dados de uma recente pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O número se torna ainda mais preocupante quando comparado à recomendação de 1 hora diária de atividade física moderada a vigorosa diariamente feito pela Organização Mundial de Saúde.

Doenças do sofá

Estudos recentes ainda afirmam que ficar sentado por longas horas pode alterar o metabolismo. Em algumas pessoas, os resultados são preocupantes. O hábito pode acabar em obesidade, doenças cardíacas, diabetes e outros problemas crônicos.

E agora?

Diminuir o tempo dedicado à sua série de TV favorita ou ao videogame é tão importante quanto praticar esporte ou atividade física de modo regular. Mas, lembre-se: praticar exercício físico traz inúmeros benefícios como redução de sintomas de depressão e ansiedade e melhora do seu humor. Além disso, você ganha um forte aliado na luta para perder peso e deixa seu corpo longe de doenças. A TV não é inimiga, mas não pode ser tão presente na sua vida.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

                          Lixo Espacial

Desde o primeiro objeto lançado no espaço, o satélite Sputnik, as inovações tecnológicas vêm se aprimorando quase que diariamente, com estudos relacionados às condições climáticas, navegadores GPS, sinal digital para TV, telefonia, etc. Toda essa tecnologia é graças à persistência do homem pela busca do conhecimento.

De fato, podemos dizer que a tecnologia tem sido bem recebida pela sociedade, mas o que não podemos esquecer é que sempre atrás da busca pelo conhecimento há uma série de consequências. É graças aos satélites lançados no espaço que colhemos os frutos de uma boa comunicação via celular, uma excelente imagem nos canais de TV, uso do GPS, etc.

Uma das consequências que tem causado preocupação para os cientistas é em relação ao lixo espacial. Desde o lançamento do satélite Sputnik os cientistas não param mais de lançar objetos para o espaço. Pela busca de melhoria, ou até mesmo por concorrência, são lançados mais e mais satélites e cada vez mais lixo vai se acumulando sobre nossas cabeças.

O lixo espacial é composto por restos de naves, tanques de combustíveis, satélites que foram desativados, ferramentas perdidas por astronautas e objetos metálicos, que ficam girando ao redor da Terra. Todos esses objetos podem provocar danos às novas naves que são colocadas em órbitas e também aos astronautas.

Estima-se que estejam em órbita mais de 12 mil detritos que podem ser rastreados por conta do seu tamanho, que por sinal são considerados pequenos, mas que, como já dito, oferecem grandes danos às naves espaciais.

Segundo a NASA, um pequeno pedaço oriundo da colisão entre dois satélites em 2009, entrou na órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) fazendo com que os astronautas da estação se refugiassem em uma cápsula salva-vidas.
fonte :  BRASIL ESCOLA
http://www.brasilescola.com/fisica/lixo-espacial-2.htm